O Dia do Sorvete, comemorado sábado (23), foi de movimento extra nas empresas do setor que aderiram à campanha Dia do Sorvete sem Imposto. Desenvolvida pela Associação Brasileira do Sorvete (Abrasorvete) em âmbito nacional e apoiada no Rio Grande do Sul pela Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), a iniciativa se concretizou nos pontos de venda com descontos no preço final dos produtos, buscando expressar para o consumidor o peso da carga tributária que gira em torno de 35%. Houve engajamento de indústrias, sorveterias, mercados e supermercados, abrangendo mais de cem estabelecimentos do Estado.
“Todos que aderiram foram privilegiados com muito movimento, grande procura e vendas expressivas”, comemora o presidente da Agagel, Gian Lisboa. A expectativa é de que nas próximas edições mais empresas participem e fortaleçam a ação. “O sucesso ainda maior passa exclusivamente pela crença e adesão do sorveteiro. Espero que ano que vem tenhamos todos os sorveteiros engajados”, projeta Lisboa.
O ato simbólico de conscientização coincide com o início da Primavera e desperta para o aumento no consumo a partir desta data. “Impulsiona o setor fazendo vendas expressivas que normalmente não teriam nesse período, já que muitos esperam mais calor ou retardam essa retomada fruto da sazonalidade”. Além do RS, outros 12 estados colocaram em prática a campanha, evidenciando a data e o mix de produtos gelados comestíveis.