As novas regras que dizem respeito à rotulagem dos alimentos já estão em vigor e foram assunto do curso online realizado nesta quarta-feira (29). Parceria entre a Agagel e o Instituto Senai de Tecnologia, o treinamento reforçou o que estabelece a legislação e esclareceu as dúvidas dos profissionais das indústrias de sorvete.
A capacitação foi conduzida pela analista de serviços técnicos e tecnológicos do Senai, Luana Feitosa, que abriu a atividade falando das definições gerais envolvendo rótulos de produtos alimentícios. “A rotulagem é um direito do consumidor. Para o fabricante, representa um dever informar corretamente tudo o que diz respeito ao produto”, ressaltou. Ao mencionar os compromissos das fábricas com a questão, Luana observou o desafio atrelado ao cumprimento das regras. “Quando falamos na rotulagem de um produto, falamos em mais de 150 itens de revisão. Fora as particularidades de rotulagem de cada produto determinadas nos regulamentos técnicos, que são mais de 190 (ANVISA e MAPA), sem contabilizar as bebidas”, comentou.
O curso teve duração de quatro horas e tratou desde a rotulagem geral dos alimentos embalados, a nova rotulagem nutricional para essa categoria e tudo o que contempla a rotulagem nutricional obrigatória e complementar. Os participantes aproveitaram de forma interativa, fazendo perguntas e expondo várias situações que envolvem o mix de produtos das marcas com as quais trabalham.