21ª Jornada do Sorvete reúne cerca de 140 pessoas na Serra Gaúcha

Cerca de 140 pessoas participam da programação

Após um ano de pausa em virtude da pandemia, a Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) volta a realizar a Jornada do Sorvete. A 21ª edição começa hoje (26) e se estende até amanhã no Dall´Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Cerca de 140 empresários do setor e fornecedores participam da programação técnica e de negócios, a qual tem como objetivo a atualização, a integração e os negócios para o fortalecimento do ramo sorveteiro gaúcho.

O evento que auxilia na retomada da atividade econômica é motivo de grande comemoração para o presidente da Agagel, Gian Lisboa. “Tivemos que programar uma Jornada diferente, com distanciamento e restrições seguindo protocolos, nada do que imaginávamos anos atrás”, admitiu. Mas o momento é mais do que oportuno. “Estávamos carentes de toda essa troca, do networking, do olho no olho e de firmar parcerias e grandes negócios”. Considerada um dos principais eventos do setor da Região Sul do Brasil, a Jornada também serve de estímulo para quem espera a volta do crescimento. “Ela representa uma virada de chave nesse novo cenário que nos deparamos”.

As palestras do primeiro dia foram focadas em vendas através das mídias sociais e cenário econômico. O especialista em marketing e influencer João Finamor fez uma explanação de conscientização sobre a importância da presença digital pelas marcas e sua força como estratégia comercial, acelerada pela pandemia e os novos hábitos dos consumidores.  Ele alertou para erros como aplicar a publicidade tradicional nas mídias sociais ou se precipitar querendo estar em várias frentes sem estratégia definida. “É fundamental identificar o seu público para saber em quais canais estar para seu conteúdo fazer sentido e gerar resultado”, afirmou. Ao reforçar que o pilar da rede social é relacionamento, ele ainda orientou que é preciso cumprir etapas, as quais passam por uma aproximação para depois vender. “A gente se conecta com emoção e só postar produto não vende, precisa considerar a jornada da compra, gerando conexões que então levam para os resultados desejados”.

Presidente da Agagel, Gian Lisboa comemora a volta do evento

Depois de tantos desafios vencidos pelas empresas, uma grande expectativa por boas notícias antecipou a palestra do economista Giovani Baggio. Com uma explanação ampla de cenário e perspectivas favoráveis e adversas, ele afirmou que o auge da pandemia já passou. “Após um pico da pandemia, a economia mundial se encaminha para um ciclo de normalização das políticas macroeconômicas”. Baggio comentou sobre inflação, as influências do mercado externo na economia brasileira, taxa de juros e o problema maior que tem sido o aumento do custo de insumos, associado à falta de matéria-prima. Segundo ele, o peso do fator custo/escassez de matéria-prima passou de 30% para 75% nas pesquisas realizadas pela Fiergs juntos aos empresários, maior até que a carga tributária que tradicionalmente lidera o levantamento. Exemplo disso é a análise do faturamento do setor sorveteiro gaúcho pelas notas eletrônicas emitidas: em relação ao ano passado, crescimento nominal de R$ 14 milhões até julho; mas considerando a inflação e os custos, houve queda de faturamento real. “Desde o início da pandemia, esse quesito de custos no setor de alimentos aumentou 46%”, pontuou.

Ao final das palestras, um painel debateu as apresentações feitas e esclareceu dúvidas da plateia. A atividade teve a medição do presidente da Agagel e contou com a participação do diretor da entidade gaúcha Marcelo Melatti e do presidente da Abrasorvete, o gaúcho Martin Eckhardt. Na parte da tarde, a atenção do público esteve voltada ao Salão de Exposições, onde 20 empresas de diferentes estados apresentam suas novidades para os fabricantes de sorvetes. São fornecedores de matérias-primas, insumos, ingredientes, embalagens, entre outros produtos.

Vendas através das mídias sociais foi o enfoque de João Finamor

Programação 27 de agosto

9H: Nova legislação sobre rotulagem nutricional e o impacto sobre os produtos.

Palestrante: Amanda Queiroz

10H10MIN: Coffee Break

10H25MIN: Falando de finanças para não entrar numa “GELADA”

Palestrante: Áureo Arendt

11H25MIN: Painel de debate com palestrantes e representantes de entidades do setor.

12H10MIN: Almoço.

14H ÀS 19H: Visitação ao Pavilhão dos Expositores.

20 HORAS: Janta

Giovani Baggio falou sobre o impacto do aumento de custos nos alimentos

 

Dúvidas do público foram esclarecidas em painel
Público registra sua participação no evento
Salão de Expositores concentra os negócios da feira
Salão de Expositores concentra os negócios da feira
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp