Existem e são inúmeros. Seja dentro de casa, na empresa, repartição pública, ou escola, o custo invisível aparece de forma desapercebida e ninguém se preocupa em combatê-lo. Parece não existir ou que é pouco importante. Puro engano. Onde ocorre, gera perda de dinheiro, tempo, desmotivação, desperdício, perda de produtividade, entre outras mazelas, que acaba custando muito caro a todos. E as pessoas, os clientes começam, ainda de forma tímida, questionar o porquê de tais situações que acabam onerando o bolso e a sociedade como um todo. Temos que enfrentar os custos invisíveis e encontrar soluções para dizimá-lo ou, na melhor das hipóteses, minimizá-lo.
Infelizmente, nossas ações são muito tímidas no sentido de enfrentá-lo com coragem e determinação.Aliado a isso, soma-se a nossa passividade contagiante em aceitar essa situação como sendo algo absolutamente normal e corriqueiro. Somos todos muito concretos e visíveis por isso a dificuldade de lidar quando o invisível aparece diante de nossos olhos. Ficamos muitas vezes impotentes para encontrar a solução adequada.
O trato do custo invisível exige novas atitudes e comportamentos das pessoas quanto a seu entendimento e aos reflexos causados ao negócio. Por ser invisível, a observação é fundamental para detectar dentro da estrutura da gestão do negócio, onde ocorre, por que ocorre e de que forma ocorre. Geralmente medimos o custo visível daquilo que enxergamos, tocamos, sentimos, ou experimentamos, enquanto que o invisível passa longe de algum indicador de eficiência gerencial.
Nem discutido, na maioria das vezes, é feito dentro das empresas. O desafio das empresas é tratar igualmente e prioritariamente o visível e o invisível, trazendo-os para a mesa de decisão e incorporando-os no dia-a-dia das pessoas. As empresas não medem os seus custos invisíveis que muitas vezes é igual ou maior que os custos visíveis.
Montar uma base de dados através de indicadores gerenciais confiáveis que possam medir os custos invisíveis e tornando-os visíveis à organização, é uma decisão estratégica inteligente para a perenidade do negócio. Contemplá-lo na análise gerencial de resultados é uma decisão sábia que permitirá propor alternativas de mudança na forma de tocar o negócio.Se aos ouvidos soa estranho e diferente falarmos em medir o custo invisível, dolorido é saber, após quantificado, quanto o mesmo retira do resultado saudável do negócio. Ou o que isto representa percentualmente sobre a receita bruta de vendas. Geralmente há um susto muito grande.
A gestão do negócio precisa se preocupar com esta questão urgentemente, pois seu resultado pode estar exatamente no custo invisível. Enfrentá-lo, então, passa a ser uma prioridade na gestão estratégica do negócio cujos objetivos precisam ser formulados e divulgados exigindo a participação e comprometimento de todos dentro da empresa.
Dificilmente se ouve ou se vê alguma empresa colocar projetos do tipo: precisamos neste ano reduzir o nosso custo invisível em x %. Não podemos mais transferir para o consumidor, através do preço, o custo do invisível existente de dentro das empresas. Embora ainda não sejam medidos pelas empresas, eles acabam sendo incorporados, através de um percentual, dentro do custo do produto e assim elevando o preço final. Isto não é mais possível fazer, pois a empresa acaba perdendo espaço de mercado e perde sua competitividade.
Num mercado cada vez mais complexo e exigente em que as empresas estão submetidas, gerenciar o custo invisível será o diferencial competitivo que a mesma terá para melhor se posicionar frente à concorrência. O custo invisível está muitas vezes associado a: baixa eficiência em realizar tarefas, facilidade em aceitar o mais ou menos, descontrole, resistência à mudança, lentidão para decidir, acomodação, rotatividade de pessoal, pouco envolvimento da equipe com a melhoria contínua, clima organizacional ruim, comunicação deficiente e pouco esclarecedora, falta de informações, retrabalho, desperdício, qualidade deficiente, falta treinamento, procedimentos e processos desatualizados, boicote, conflito societário, desconhecimento do que representa o Cliente, conflito de chefias e entre departamentos… Tudo isso gera custos invisíveis diários dentro das organizações e que as empresas acabam não acompanhando de perto. Precisamos cobrar das pessoas e da estrutura, eficiência e eficácia em todas as atividades da empresa, buscando custos competitivos e assim acabaremos por atingir integralmente as expectativas do mercado e do cliente. Isto é inteligente e produtivo.
Enxergar os custos invisíveis e não fazer nada para combatê-los é comprometer a sobrevivência do negócio no futuro. Vivemos num regime de estabilidade, onde prevenir passa a gerar resultado enquanto corrigir cria despesa e custos adicionais significativos. Todas as empresas possuem o custo invisível e caberá às mesmas, a partir de agora, inicialmente, medir e saber quanto isso está onerando o caixa. Ou melhor, quanto dinheiro é jogado fora por não terem atitude com ações focadas para reduzi-lo drasticamente. Criatividade e inovação para fazer diferente e melhor, são palavras mágicas neste processo.
É fundamental que os custos invisíveis comecem a serem apurados e sejam divulgados a todos dentro da empresa no intuito de buscar sensibilização e comprometimento visando à sua redução. Isto só será possível de ser enfrentado se a empresa tiver uma gestão aberta, envolvente, participativa e ética com seus colaboradores. Ou seja, deve haver fluidez, energia, emoção, vibração, estímulo à participação, quebra de paradigma, qualidade de atitude para propiciar o ganho saudável do negócio.
O desafio é que a empresa possa ter perenidade nos negócios e oferecer produto de qualidade a um preço realmente competitivo, aos olhos do cliente, preferencialmente, sem incluir os indesejáveis custos invisíveis. Isto é pensar estrategicamente no Cliente.
Em tempo, minha empresa realmente dá Resultado na medida que incluir o custo invisível do negócio na análise do Resultado? Devemos refletir com carinho sobre isto. Portanto, mãos a obra, pois tem muito trabalho a ser feito. Seja rápido e eficaz, transformando o custo invisível em ganho visível. A empresa agradece por essa atitude.
Autor: Eliseu Eduardo Ely
Consultor de Empresas, Palestrante
Sócio-Diretor da Telys Educação em Negócios Ltda.
e-mail: telysconsultoria@gmail.com