O instrumento do balancete patrimonial não é uma prática rotineira das empresas, principalmente dos pequenos e médios negócios. Existem exceções é claro, que o utilizam para suas análises e decisões. Muitos sequer têm em suas mãos o balancete de sua empresa, o que preocupa muito. Temos que dar importância e relevância a ferramenta.
Todavia, tornar a a ferramenta como algo absolutamente necessário e fundamental para a tomada de decisões qualificadas, ainda é um grande desafio a ser perseguido pelas empresas. Ao invés de ignorá-lo, passar a utilizá-lo de forma efetiva para analisar a operação como um todo e não parcialmente. Isso só é possível com a utilização do balancete patrimonial.
Algumas causas se apresentam para não utilização efetiva do balancete por parte das empresas. Cito algumas: os dados fornecidos ao contador são parciais, desconhecimento do que se trata cada item do balancete e sua aplicabilidade, falta de rotina para analisar os dados, desconhecimento dos indicadores econômicos do balancete, não compreendem o balancete com todos aqueles números e palavras… O empreendedor não é “educado ” e treinado para utilizá-lo como um aliado a gestão. Aí a ferramenta fica no esquecimento.
Temos que entender que existem ferramentas financeiras e o balancete é uma delas, para permitir tomar decisões com base em dados reais do negócio e não mais apenas pelo ” achômetro “. Ter informação verdadeira do negócio ajuda muito a ter um planejamento estratégico realista o que permitirá obter o melhor resultado. Não há resultado qualificado com informações parciais do negócio. Conhecer como está a operação real do negócio é decisivo para a perenidade do negócio. E o balancete patrimonial pode ajudá-lo muito no seu dia a dia.
O balancete uma vez feito a partir das informações verdadeiras do negócio é um importante aliado para compreender o momento atual e indicar tendência a partir dos indicadores econômicos que dela pode se extrair. Indicadores expressivos que melhoram a análise, a tomada de decisão e principalmente estabelecer estratégias consistentes a partir do balancete.
Quero lembrar aos empreendedores e gestores, que muitas vezes são tomadas decisões estratégicas sem levar em conta o que o balancete está demonstrando no momento atual. Isso pode levar a decisões equivocadas para o negócio. Com a utilização do balancete e utilizando-se os indicadores econômicos da mesma, a assertividade aumenta muito, o que implica em melhoria dos resultados através de decisões e ações mais qualificadas a partir da ferramenta.
Quero citar alguns indicadores econômicos que o balancete patrimonial pode gerar a empresa para buscar a melhoria do desempenho operacional do negócio.
giro do ativo, margem operacional, ebitda, composição do endividamento, liquidez corrente, liquidez geral, necessidade de capital de giro, retorno sobre o ativo (ROA), retorno sobre o investimento ( ROI ), giro de caixa entre outros…
Como se vê, indicadores importantes que podem auxiliar imensamente na melhoria da performance do negócio e na melhoria dos resultados. Precisamos utilizá-la e nunca desprezá-la.
Que tal conhecer verdadeiramente o seu negócio através da análise do balancete? Trará surpresas? Causará preocupação? Como será a realidade da empresa a partir da análise do seu balancete? Quer ajuda?
Eliseu Eduardo Ely
Consultor Financeiro
telysconsultoria@gmail.com
Insta: @eliseu.ely