O maior evento sorveteiro do Sul do Brasil começou nesta quinta-feira (13), em Bento Gonçalves. A 23ª Jornada do Sorvete realiza-se até amanhã (14) e reúne cerca de 250 empresários, que na primeira parte da programação se focaram em atualização e novos conhecimentos. A manhã foi marcada por palestras sobre economia e inteligência artificial, além de um painel de debate com os palestrantes e lideranças da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel) e da Associação Brasileira do Sorvete (Abrasorvete). “Estamos iniciando um grande evento e tenho certeza de que todos sairão daqui com uma bagagem de ideias e informações importantes para serem colocadas em prática”, afirmou o presidente da Agagel, Gian Lisboa.
O economista-chefe da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Giovani Baggio, avaliou o cenário econômico externo, nacional e gaúcho, relacionando os impactos para a indústria sorveteira. “O que já se vislumbra é que a inflação começou a diminuir e com isso a expectativa de baixa dos juros também está no cenário. Os juros não devem mais subir, mas começar a cair, e isso mostra que o ponto de inflexão, ou seja, onde vai acontecer a virada, já está no horizonte”, contextualizou. A projeção é que com isso consumidores e indústrias tenham mais condições de ir ao mercado e fazer a economia girar. Conforme Baggio, o bom desempenho do primeiro trimestre brasileiro já indica uma projeção de crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), índice que pode ser ainda maior de acordo com alguns analistas.
A inteligência artificial e como ela pode expandir os negócios foram a temática explanada pelo engenheiro de software Diego de Lima. O especialista no assunto abordou algumas das ferramentas já disponíveis e destacou o grande número de novidades em fase de testes e experimentação. Ele demonstrou exemplos do uso das tecnologias para aplicar no ramo sorveteiro, desde peças de comunicação à automação, como máquinas que além de servir o consumidor interagem com ele e reconhecem sentimentos. ”A inteligência artificial está redefinindo os limites do possível, impulsionando a inovação e transformando o mundo em uma escala jamais vista”, afirmou. Ao citar dúvidas e críticas, ponderou os pontos que ainda precisam avançar, como falta de privacidade, que requer ética e responsabilidade, e a exclusão, que pode ser minimizada com um trabalho de requalificação e equidade para um nível legal de conhecimento.
Salão do Expositor
A 23ª Jornada do Sorvete teve a tarde dedicada ao Salão do Expositor, com a participação de 39 fornecedores de insumos, matérias-primas, ingredientes e maquinários para o setor. Em simultâneo, também ocorreu a palestra Inovação e mudanças no consumo de gelados comestíveis, com a tecnóloga de alimentos Gislene Rosa.