Cenário econômico e atendimento inteligente abrem palestras do primeiro dia da Jornada do Sorvete 2022

O dia chuvoso e com temperatura ao redor de 13 graus na Serra Gaúcha ambientaram o primeiro dia da 22ª Jornada do Sorvete. Realizado em Bento Gonçalves, o evento reúne até amanhã mais de 200 fabricantes de sorvete, empresários de áreas afins e fornecedores. Com o tema Gestão, Inovação e o Sabor do Sucesso, a programação busca atualizar e fortalecer o setor. “Trata-se de uma oportunidade de unir conhecimento e prática, aproveitando também para que façamos networking e parcerias para melhorar os negócios”, afirmou o presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), Gian Lisboa. Em seu discurso de abertura, o dirigente inclusive lançou a ideia de criar o Dia do Sorvete Gaúcho. “Já existe a data e mundial e nacional. Mas com isso poderemos criar um fato novo local para alavancar as vendas, driblando a sazonalidade e incentivando o consumo”. Tendo as palestras concentradas na parte da manhã, o evento abordou cenário econômico, com o economista Giovani Baggio; e atendimento inteligente, com o mestre em Administração e Negócios e escritor, Ricardo Lemos.

Baggio apresentou um panorama da economia mundial, destacando adversidades como a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que embora distante geograficamente impacta muito em aspectos como os preços das commodities, alimentos e combustíveis. “E depois de um pico de estímulo e investimentos, começou a haver uma desaceleração na economia mundial, afetada por mais inflação e menor desenvolvimento”, acrescentou.

Ao citar a realidade brasileira, lembrou que a economia cresceu 4,6% em 2021. Segundo ele, para este ano a projeção é de 1,3%, índice que deve ser revisto pra cima em função do impulso de demanda. Entre os motivos elencados estão o preço das commodities em alta, mercado de trabalho melhorando, setor de serviços voltando forte e medidas de auxílio do governo. Aproximando os números do setor sorveteiro, Baggio enalteceu a criação de 900 vagas de emprego nos últimos 12 meses, num universo de 25 mil postos que existem no país, e que no RS também fechou positivo, assim como o faturamento, cerca de 13% maior neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.

O novo comportamento do consumidor foi abordado por Lemos como premissa para aprimorar o atendimento, se manter e crescer no mercado. Para ele, uma das maiores transformações ocorre em função da digitalização. “As pessoas estão fazendo as coisas muito mais de dentro de casa, mudaram a maneira de comprar e isso impacta diretamente nos negócios. O que acontece é que a gente aprendeu a comprar online mais rápido do que as empresas aprenderam a vender, e esse é o grande desafio.

O palestrante advertiu para a necessidade de uma nova postura por parte das organizações e dos colaboradores, em especial após a pandemia. Com pesquisas que demonstram que o whatsapp é o canal preferido de 40% dos brasileiros para finalizar uma compra, salientou que a ferramenta precisa ter profissionais aptos e preparados para interagir com os clientes. “Vender e atender no whats não se trata de responder mensagens, mas ter estratégias de trabalho”. Lemos ainda destacou que na rotina comercial o vendedor não deve esperar nada do cliente, pois ele é quem espera e cria expectativas do profissional. “Ofereça sem esperar algo em troca”, resumiu. E para os momentos em que a loja estiver vazia, sentenciou: “não cabe ao líder reclamar com o seu grupo, expondo a intimidade financeira, passando desmotivação e insegurança. Aproveite para reunir ideias, resolver pendências, rever estoques e cadastro”.

A etapa da manhã foi finalizada com um painel de debates com a participação do presidente da Agagel, vice Marcelo Melatti e presidente da Abrasorvete, o gaúcho Martin Eckhardt. Na parte da tarde, a atenção do público esteve voltada ao Salão de Exposições, onde 29 empresas do RS e outros estados apresentam lançamentos e soluções para o setor. A programação do dia contempla ainda Encontro das Mulheres do Sorvete e jantar de confraternização.

 

Programação de sexta-feira (15):

8H30MIN às 9H20MIN: Assembleia Geral (só para associados)

9H30MIN:  “A Governança da empresa familiar”

Palestrante: Cláudia Tondo

10H30MIN: Coffee Break

10H50MIN: Percepções Mágicas

Palestrante: Fábio da Silva Xavier de Melo

11H50MIN: Painel de debate com palestrantes e representantes de entidades do setor

12H50MIN: Almoço

14H: Visitação ao Pavilhão dos Expositores.

17H – Encerramento